Reconta Aí Atualiza Aí Ouça Aí Podcast Podcast Ep63: Efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho

Podcast Ep63: Efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo promove tradicionalmente, ao menos uma vez por ano, um mutirão de vagas de emprego. A ideia é simples: organizar vagas à disposição em empresas e intermediar a relação entre elas e possíveis candidatos.

As cenas de longas filas no Vale do Anhangabaú, local próximo à sede da entidade, se tornaram um símbolo – e um medidor informal – do desemprego no País.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Sindicato realizou pela primeira vez o mutirão de forma digital. O resultado foi surpreendente: cerca de 300 mil currículos cadastrados – para cerca de 13 mil vagas oferecidas por empresas que se associaram à ação.

Em 2019, ainda que os números não possam ser plenamente comparados por conta da diferença no método de inscrição, foram cerca de seis mil trabalhadores sem ocupação que se cadastraram.

O Reconta Aí conversou com Ricardo Patah, que preside o Sindicato bem como a Central União Geral dos Trabalhadores (UGT), sobre a experiência do mutirão digital, formato que deve ser mantido nos próximos anos.

Na entrevista, Patah aborda medidas que o Sindicato tem promovido para tentar impulsionar processos de qualificação profissional e que áreas da economia têm contratado em um momento tão adverso da economia brasileira.