Reconta Aí – Atualiza Aí Ouça Aí Podcast Podcast Ep60: O IGP-M pode aumentar (e muito!) o aluguel

Podcast Ep60: O IGP-M pode aumentar (e muito!) o aluguel

Conversamos com o economista Carlos Eduardo Oliveira Júnior sobre o aumento do aluguel e o indexador utilizado para o reajuste, o IGP-M.

Carlos Oliveira, economista Conselheiro do Conselho Federal de Economia e diretor do Sindicato dos Economistas no estado de São Paulo, aponta que o IGP-M é calculado por meio de três índices diferentes, com pesos diferentes.

No mesmo sentido, explica: “O índice é utilizado segundo a lei do inquilinato, que permite o reajuste do valor do aluguel uma vez por ano”. E, do mesmo modo, para os imóveis residenciais e comerciais.

Contudo, nesse ano, o valor do IGP-M chegou às alturas, o que vem preocupando inquilinos de todo o país. Enquanto o IGP-M atingiu 17,94% nos últimos 12 meses, o indicador utilizado para o reajuste do salário mínimo – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – foi de apenas 2,94%.

Somando-se a isso o aumento do desemprego e a diminuição da massa de rendimentos, temos uma grande crise para os trabalhadores. Entretanto, Carlos Oliveria projeta que muitos locadores não repassarão o aumento aos aluguéis sob pena de ver seus imóveis vazios.

Acompanhe a entrevista com Carlos Eduardo Oliveira Júnior e saiba mais sobre o assunto.