Reconta Aí – Atualiza Aí Podcast Podcast Ep53 – Casa Verde e Amarela: não há futuro para a habitação popular. Entrevista com Nabil Bonduki

Podcast Ep53 – Casa Verde e Amarela: não há futuro para a habitação popular. Entrevista com Nabil Bonduki

O Programa Casa Verde e Amarela foi lançado e nada garante que haverá subsídios para as famílias com renda mais baixa.

Casa Verde e Amarela: não há futuro para a habitação popular.

De acordo com o professor titular de Planejamento Urbano da Universidade de São Paulo, Nabil Bonduki, o programa Casa Verde e Amarela foi apresentado de maneira muito genérica.

Contudo, Nabil Bonduki diz que já é possível observar as primeiras premissas do projeto. E, infelizmente, elas não darão conta do imenso défict habitacional no país. Em contraste com os programas Minha Casa Minha Vida e BNH, o professor aponta que o novo programa “é muito mais uma jogada de marketing do que efetivamente uma proposta consistente para enfrentar o problema habitacional no Brasil.”

No mesmo sentido, Bonduki afirma que as camadas mais pobres da população podem não ser contempladas pelo programa do governo Bolsonaro. Elas correpondem às alocadas na Faixa 1 e Faixa 2 do Programa Minha Casa Minha Vida, e são as que mais necessitam dispor do dinheiro do aluguel para outras despesas. Entretanto, as questões de subsídios são pouco exploradas no projeto e podem ficar de fora da redação final. O professor falou também sobre o papel fundamental da Caixa e do Estado como indutor desse direito fundamental das pessoas.

Acompanhe o podcast completo pelo Spotify ou no link abaixo e saiba mais sobre o tema.

Ouça Mais
Podcast #Ep51 – A Caixa vai ser privatizada?
Podcast #Ep49 – Educação de jovens e adultos