Reconta Aí – Atualiza Aí Ouça Aí Podcast Podcast #Ep46 – Meninas na Ciência

Podcast #Ep46 – Meninas na Ciência

Em tempos de negacionismo científico, o Projeto Meninas na Ciência busca abrir as fronteiras dos laboratórios para as mulheres e educar a sociedade.

Apesar das mulheres fazerem ciência desde que a ciência existe, grande parte delas não pode escrever seus nomes nos livros. Ou, quando o fizeram, tiveram suas teses desacreditadas ou mesmo roubadas por seus colegas homens. Acrescente-se a isso que na Idade Média, quando surgiram as universidades, as mulheres foram impedidas formalmente de acessá-las para se dedicar ao casamento.

Isso parece história longínqua, mas não é. De acordo com uma das idealizadoras do Projeto Meninas na Ciência na Universidade de Brasília, Fernanda Paulini, as meninas brasileiras não têm no seu horizonte a carreira científica por pressões sociais identificadas ao seu gênero. Porém, não é só isso.

A cientista Paulini explica que há um enorme desconhecimento do que faz uma cientista dentro dos muros das universidades e institutos de pesquisa. Simultâneamente gênero e condição socioeconômica afastam as meninas da carreira científica.

Os efeitos disso não são somente a perda de oportunidades para as meninas, e a perda de bons cerébros para a academia. Com a exclusão das mulheres da ciência, a divulgação dos avanços científicos ficam mais distantes da sociedade. Esse desconhecimento da ciência gera frutos nefastos, como o negacionismo, a desconfiança e a desvalorização da ciência como projeto de nação.

Assim, junto à Angele Martins, Fernanda Paulini trouxe o Projeto Meninas na Ciência para a UnB. Idealizado como projeto de extensão e com a participação de toda comunidade universitária, as professoras do Instituto de Ciências Biológicas despertam a curiosidade de grupos de meninas de escolas públicas e privadas do Distrito Federal.

Acompanhe o podcast e saiba mais sobre o papel das mulheres na ciência!