Reconta Aí Atualiza Aí Ouça Aí: O crédito vai chegar para as microempresas?

Ouça Aí: O crédito vai chegar para as microempresas?

Foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil

Nesta edição do Ouça Aí  conversamos com Márcio Augusto Montella – gerente da área de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae – sobre crédito para os pequenos negócios e os desafios em fazer o dinheiro chegar a quem precisa.

As garantias solicitadas pelas instituições financeiras para concessão do empréstimo estão entre as principais barreiras que os empreendedores encontram para ter acesso a crédito para enfrentar os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo o Sebrae, desde o começo da crise, 60% dos donos de pequenos negócios tiveram o pedido de crédito negado nos bancos. O Sebrae não faz operação de crédito, mas orienta o microempresário em como melhorar sua capacidade de gestão.

“Fizemos uma pesquisa e perguntamos aos empresários qual seria o motivo de não chegar o dinheiro à ponta. Os principais pontos estão relacionados à empresa estar negativada, à falta de garantias e à alta taxa de juros e burocracia dos bancos”, disse Montella ao reconhecer que a liquidez existe, o difícil é chegar aos pequenos.

Ouça a entrevista completa: