Reconta Aí Atualiza Aí Militares no poder: Governo já empregou 254 em cargos comissionados, mais que a ditadura

Militares no poder: Governo já empregou 254 em cargos comissionados, mais que a ditadura

General Braga Netto
Foto: Defesanet

Entre 2019 e 2020, os militares ocuparam 254 cargos no Governo Federal segundo os cálculos da Fiquem Sabendo, agência de dados especializada na Lei de Acesso à Informação.

O atual número de militares no Governo Federal supera o número de militares presentes nos governos da ditadura. Quando se fala apenas em ministros e secretários, com status de ministros, os egressos das Forças Armadas somam 10 em um total de 23 cargos. Ao contrário, os governos militares de Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo tiveram 7 cada um nos seus períodos como presidentes.

Entre 2019 e 2020, militares da reserva e da ativa foram nomeados para cargos em diversos ministérios, estatais e autarquias. O caso mais emblemático da atualidade é o do General Eduardo Pazuello, no Ministério da Saúde. O militar não tem especialização na área de saúde e comanda a imprescindível Pasta em meio à maior pandemia do século.

Isso tem gerado críticas da população, da imprensa e dos própios servidores. Frequentemente, os últimos se vêem constrangidos e ameaçados na sua atuação dentro e fora do espaço de trabalho.

Da mesma forma, a Casa Civil do governo Bolsonaro é ocupada por mais um general. Braga Netto é responsável por uma série de atribuições que vão desde o assessoramento do Presidente, até a operacionalização do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Nem só de Ministérios vivem os militares no governo Bolsonaro

De acordo com o levantamento feito por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), a agência Fiquem Sabendo apurou a seguinte distribuição de cargos a militares na admistração federal.

Economia (2)

Defesa (56)

Educação (3)

Agricultura, Pecuária e Abastecimento (3)

Meio Ambiente (13)

Mulher, Família e Direitos Humanos (1)

Justiça e Segurança Pública (42)

Banco Central (0)

Desenvolvimento Regional (3)

Saúde (14)

Comunicação/Secom (10)

Secretaria-Geral da Presidência da República (20)

Turismo (0)

Infraestrutura (1)

Ciência (22)

GSI (13)

Relações Exteriores (2)

Minas e Energia (11) 

Cidadania (7)

Casa Civil (30)

Sudam (1)

Contudo, há ainda outros fardados na administração federal. O número ainda não é preciso, porém, o Tribunal de Contas da União (TCU) levantará os dados concretos. A motivação, segundo o Conjur, é “evitar o desvirtuamento das Forças Armadas, considerando seu papel institucional e as diferenças entre os regimes militar e civil”.