Reconta Aí Atualiza Aí Caixa Entidades se reúnem em defesa do estatuto da Funcef

Entidades se reúnem em defesa do estatuto da Funcef

Entidades entregaram ao Conselho Deliberativo da Funcef uma petição com 21,7 mil assinaturas de aposentados de todo o País

Funcef

Em ato inédito, aposentados da Caixa se reuniram em Brasília, nesta quinta-feira (30), para defender o Estatuto da Fundação dos Economiários Federais (Funcef). A manifestação contou com a participação de várias entidades que representam empregados do Banco Público.

Manifestantes juntaram forças na luta contra a retirada dos pontos do Estatuto que tratam do quórum qualificado para deliberação de matérias específicas. O item estava na pauta de discussão do Conselho Deliberativo (CD) da Fundação, mas foi retirado após a chegada dos manifestantes.

As entidades entregaram ao Conselho Deliberativo uma petição com 21,7 mil assinaturas de aposentados de todo o País. Para o presidente da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef), Edgar Lima, o ato teve valor simbólico e político muito forte.

“Mas isso não inibe outras atitudes que vamos precisar tomar daqui para frente. O assunto não acabou, ele simplesmente ficou em suspenso, saiu da pauta do dia. É um assunto que vai exigir envolvimento de Câmara, Senado, de órgãos controladores e Ministério da Economia”, completa.

Iniciado no Dia do Aposentado, o movimento tinha o objetivo de conscientizar o CD do papel do aposentado na luta. De acordo com a vice-presidente da Fenacef, Maria Lúcia Cavalcante, o ato foi um sucesso. “O próximo passo é entregar esse documento com as assinaturas dos aposentados na Caixa, Ministério Público, Ministério da Economia e na Previc”, explica.

Empregados Caixa

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) foi representada no ato pelo seu presidente Jair Pedro Ferreira e o vice-presidente, Sérgio Takemoto. Durante a manifestação, eles defenderam a posição da instituição em defesa dos aposentados da Funcef.

Segundo Jair Pedro, esse tipo arbitrariedade e de imposição contra os benefícios conquistados não pode ser aceita. “Quando se escreve um estatuto, você reflete nele o interesse dos Associados. Para fazer mudanças mais profundas, você precisa da maioria. Isso é uma garantia para os participantes”, explica.

Sobre a Funcef

A Funcef é uma entidade fechada de previdência e seus participantes são empregados da Caixa. Criada em 1977, a Fundação é o terceiro maior fundo de pensão do País, com R$ 66 bilhões em ativos e 135 mil participantes, e tem a Caixa como única patrocinadora. A entidade é regida pela legislação específica do setor, por seu Estatuto, pelos regulamentos dos Planos de Benefícios e por atos de gestão.