Reconta Aí – Atualiza Aí Eleições 2020 Eleições 2020: Como fiscalizar e denunciar irregularidades nas campanhas do seu município

Eleições 2020: Como fiscalizar e denunciar irregularidades nas campanhas do seu município

Eleições

As eleições 2020 já começaram. Desde 27 de setembro, candidatos aos cargos de prefeito e vereador estão na internet e nas ruas falando sobre suas propostas. Mas você sabia que todos eles precisam seguir várias regras durante a campanha?

Isso mesmo! Aqui nós falamos tudo o que o candidato pode ou não fazer durante a campanha. E para que esse período eleitoral seja cada vez mais justo, o cidadão precisa ajudar na fiscalização e denunciar as irregularidades.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin.

Para ajudar os brasileiros nesta missão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o aplicativo Pardal. Ele foi criado em 2014, mas de lá pra cá vem sendo aprimorado e já está pronto para as Eleições 2020.

Todas as denúncias enviadas pelo aplicativo são acessadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pelo Ministério Público Eleitoral. São eles que dão andamento a todas as reclamações e autuam os candidatos que estão cometendo irregularidades.

Vale ressaltar também que é possível realizar denúncias que são sobre propaganda eleitoral. De acordo com o TSE, nestes casos o aplicativo vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada localidade para que o cidadão possa entrar em contato.

Leia também:
Eleições 2020: o que você deve cobrar do prefeito?
Eleições 2020: Saiba o que os candidatos podem ou não fazer nas propagandas eleitorais

Como fazer denúncia das eleições pelo aplicativo

O aplicativo está disponível tanto para IOS (baixe aqui), quanto para Android (baixe aqui).

Passo 1: Ao acessar o aplicativo, clique no botão “mais” para enviar uma denúncia. Depois selecione Propaganda eleitoral irregular e clique em Prosseguir.

2: Digite o CEP da cidade da denúncia. Na tela seguinte, preencha o endereço corretamente e depois selecione a eleição clicando em Eleições Municipais 2020 e depois em Prosseguir. Em seguida, informe se a denúncia é referente a um partido, coligação ou candidato.

3: Depois, selecione o cargo do candidato que você quer denunciar e confirme. Em seguida irá aparecer uma lista com os nomes de todos os candidatos daquele município. Marque o candidato da denúncia e confirme.

4: O próximo passo é detalhar a sua denúncia. No campo Descreva sua denúncia, informe todos os detalhes do ocorrido. Seja detalhista e não deixe nenhuma informação de fora.

5: Depois você deve anexar uma evidência que comprove a sua reclamação. Ela pode ser uma foto, um vídeo ou um áudio. Anexe o arquivo na denúncia e prossiga.

Eleições

6: Na tela seguinte, preencha os seus dados e depois clique em Enviar Denúncia. Pronto, sua denúncia foi feita.

7: Para acompanhar o andamento dela é só voltar ao início e clicar em Pesquisar. Lá irão aparecer todas as denúncias enviadas.

Eleições