Reconta Aí – Atualiza Aí Cinco filmes (legais!) sobre Economia para você assistir no final de semana

Cinco filmes (legais!) sobre Economia para você assistir no final de semana

Nem só de Friends vive o homem! Uma dimensão tão importante da vida em sociedade quanto a Economia não poderia ser relegada pela sétima arte. Elencamos aqui filmes mostram o lado mais humano dessa ciência vista com desconfiança com muitos.

1. Eu, Daniel Blake

Austeridade na economia em estado bruto.

Tanto se falou em Reforma da Previdência no Brasil nos últimos anos que esse filme tornou-se fundamental. Apesar de ser sobre a situação de um cardíaco no Reino Unido, é bem fácil traçar um paralelo com o Brasil.

2. O Longo Amanhecer –  uma biografia de Celso Furtado

O principal expoente da economia no Brasil analisado em profundidade.

Um economista genial que vem da periferia do mundo capitalista, essa é a história real do economista brasileiro Celso Furtado. Estudou o Brasil e a periferia capitalista como poucos e  seu mais genial raciocínio foi olhar as condições históricas de estruturação do Brasil sob o olhar da teoria keynesiana. Além de ser um intelectual considerado demiurgo do pensamento econômico brasileiro, ainda colocou a mão na massa para transformar o Brasil.

3. Trabalho Interno

Uma aula sobre a crise de 2008.

A maior crise econômica do último período é o tema desse documentário narrado por Matt Damon. As análises mostram passo a passo como de como ocorreu o colapso financeiro e suas consequências globais.

4. A Classe Operária vai ao Paraíso

Elegante, divertido e clássico. A economia na vida real do trabalhador.

Um clássico do cinema italiano, essa comédia dramática tem seu lugar. Ela mostra a vida de um operário da década de 1970 e os efeitos desumanizadores da vida laboral nos seus relacionamentos e vivências.

5. Adeus, Lênin!

Uma aula de história divertidíssima.

Como seria acordar em um mundo completamente diferente do que havia quando você dormiu? “Adeus Lenin!” inventa uma professora que fica em coma por oito meses exatamente durante a reunificação das Alemanhas. A transformação da economia socialista para a capitalista rende boas risadas e muita reflexão. O filme é uma divertida aula de História.