Reconta Aí Atualiza Aí Economia de Francisco: Papa reúne jovens por uma nova economia

Economia de Francisco: Papa reúne jovens por uma nova economia

Começa hoje (19) o encontro Economia de Francisco – evento que reúne jovens economistas do mundo todo para construir uma nova alternativa de futuro.

Um dos principais líderes mundiais progressistas da atualidade, o Papa Francisco buscou reunir jovens economistas do mundo inteiro. O obetivo é alcançar, coletivamente, uma nova forma de pensar a economia – atual e a de amanhã. Nesse sentido, o Papa busca um futuro com menos exclusão social, igualdade e a produção com respeito à natureza.

“Caríssimos jovens, bem sei que sois capazes de ouvir com o coração os brados cada vez mais angustiantes da terra e dos seus pobres em busca de ajuda e de responsabilidade, ou seja, de alguém que “responda” e não olhe para o outro lado.”

Papa Francisco convida os joven para o evento “Economy of Francesco”

Economia de Francisco, um evento online

O chamado do Papa para o evento Economia de Francisco foi atendido por cerca de 3 mil jovens. Originalmente, o evento ocorreria na cidade de Assis, onde viveu o santo católico que inspirou a pauta a ser debatida.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin.

Contudo, a chegada da pandemia de coronavírus mudou os planos. Assim, depois de alguns adiamentos, o evento será realizado online, possibilitando que ainda mais pessoas possam assisti-lo.

Aliás, a segunda delegação em número de pessoas seria a brasileira. A primeira, seria a italiana. Durante as discussões do evento, brasileiras e brasileiros tiveram grande protagonismo. Propuseram modificar o título do evento acrescentando santa Clara, para ressaltar o papel das mulheres nessa nova economia mundial.

Os princípios de outro mundo possível

De acordo com a carta do Papa aos jovens, os princípios dessa nova economia podem ser sintetizados como “uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a devasta”. Para tanto, a ideia é “atribuir uma alma à economia de amanhã”.

As mudanças econômicas que visam a igualdade parecem ser um dos temas mais caros ao Papa. Além desse evento, pelo menos três documentos papais tratam do tema. As cartas encíclicas Laudato si’  e Fratelli Tutti e a homilia do Natal de 2019.

O evento poderá ser acompanhado em português por meio do canal do evento. Basta clicar aqui. Confira a programação abaixo.

Programação Economia de Francisco.