Reconta Aí – Atualiza Aí Ouça Aí Podcast Podcast Ep59 – O discurso de Bolsonaro na ONU e o isolamento do Brasil

Podcast Ep59 – O discurso de Bolsonaro na ONU e o isolamento do Brasil

De acordo com Marcelo Zero, consultor e especialista em relações internacionais, o isolamento do Brasil já é grande e as consequências econômicas podem ser maiores.

Como as mentiras de Bolsonaro impactam a economia do Brasil?

A decepção de grande parte dos brasileiros com o discurso de Bolsonaro na abertura da 75ª Assembleia Geral da ONU já aconteceu. Contudo, depois de algum tempo, foi possível analisá-lo em mais profundidade e pegar os pontos mais críticos do que disse o presidente do Brasil.

Leia mais
Discurso de Bolsonaro na ONU é celebração à mentira

Cristofobia, ataques à vizinha Venezuela e, claro, as consequências econômicas do negacionismo de Bolsonaro puderam ser mais esmiuçadas. De onde vem e para onde pode nos levar esse tipo de discurso? É sobre isso que o sociólogo e especialista em relações internacionais Marcelo Zero falou ao Reconta Aí.

Botando o Brasil a perder

De acordo com o especialista, Bolsonaro colocou a perder uma longa História da diplomacia brasileira. Além disso, contrariou a Constituição do Brasil que preconiza, entre outras coisas, a independência nacional, a prevalência dos direitos humanos e a igualdade entre os estados.

Contudo, não é só o respeito às tradições democráticas do Brasil que está em jogo. Mas sim os milhões que anualmente agronegócio exporta, além do acordo Mercosul – União Europeia e a paz na América do Sul.

O alinhamento automático a Donald Trump já tem trazido prejuízos aos produtores brasileiros. E, se Trump não ganhar as próximas eleições presidenciais dos EUA, que ocorrerão em novembro, pode trazer ainda ainda mais, segundo Marcelo Zero.

Outro fator extremamente preocupante do discurso e que chocou o mundo foi o negacionismo sobre a política ambiental. Com grande parte do mundo de olho na crise climática e nos seus efeitos sobre a economia e a vida humana, parece ser irresponsável negá-la frente ao mundo.

Acompanhe na íntegra a entrevista de Marcelo Zero ao Reconta aí!