Reconta Aí Atualiza Aí Dataprev: Mais de 1 milhão de cadastros do auxílio emergencial foram negados nesta semana

Dataprev: Mais de 1 milhão de cadastros do auxílio emergencial foram negados nesta semana

Dataprev

A Dataprev enviou à Caixa um novo lote de resultados dos cadastros de brasileiros que solicitaram o auxílio emergencial. Dos mais de 1,8 milhão de pedidos homologados pelo Ministério da Cidadania na última sexta-feira (24), somente 805,3 mil foram aprovados.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.

De acordo com a Dataprev, esse lote de resultados engloba os cadastros realizados pelo aplicativo ou site do auxílio emergencial entre 23 de abril e 19 de julho.

Os cidadãos podem verificar a situação do cadastro pelo site da empresa pública, clicando aqui, ou pelo aplicativo do auxílio. Quem foi aprovado neste novo lote, ainda precisa aguardar a definição das datas para pagamento dos R$ 600.

A Dataprev explica ainda que 903,7 mil pessoas seguem com as solicitações classificadas como inconclusivas. Neste caso, esses cidadãos ainda podem complementar as informações pessoais no aplicativo ou site do auxílio.

Já os que acharam que a resposta ia sair por agora, vão ter que esperar mais um pouco. A instituição ainda está com 123 mil cadastros em processamento.

Leia também:
FIES: Inscrições começam nesta terça-feira (28)
Projeto permite que pessoas em situação de rua possam pedir o auxílio emergencial até setembro
Pandemia responde por 39,4% do fechamento de empresas

Verificação das informações pela Dataprev e Ministério da Cidadania

As regras de processamento e contestação e a definição de quais são as bases oficiais a serem utilizadas são definidas pelo Ministério da Cidadania, conforme a Lei nº 13.982.

Para averiguar os cadastros dos cidadãos, a Dataprev utiliza as informações de 23 bancos de dados. Mas a atuação da empresa está restrita apenas à primeira parcela do benefício.

A validação dos resultados dos cruzamentos executados fica com o Ministério. Somente após essa aprovação da Pasta é que o pagamento do auxílio emergencial é liberado.

Entretanto, a maior parte dessas bases são atualizadas periodicamente e é por isso que o Ministério da Cidadania faz uma nova verificação de todos os cadastros aprovados antes do pagamento da parcela seguinte.