Reconta Aí Atualiza Aí Como prorrogar o auxílio-doença durante a pandemia do coronavírus

Como prorrogar o auxílio-doença durante a pandemia do coronavírus

auxílio-doença

Solicitação deve ser feita online, 15 dias antes do auxílio-doença encerrar. Trabalhador receberá R$ 1.045, mesmo se tiver direito a um valor maior.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.

As agência do INSS seguem fechadas para atendimento presencial por causa da pandemia do coronavírus. Com isso, muitos trabalhadores estão com dúvidas sobre a renovação do auxílio-doença, já que para isso é necessário passar por perícia médica.

Entretanto, é possível solicitar a prorrogação do pagamento do benefício de forma online, tanto pelo pelo site (clicando aqui) ou aplicativo do Meu INSS quanto pelo telefone 135.

De acordo com a Portaria nº 552, o auxílio-doença será prorrogado por 30 dias, limitado a até seis pedidos.

Atenção! O pedido deve ser feito 15 dias antes do benefício ser encerrado. Quem não fizer dentro do prazo, terá o benefício finalizado e precisará solicitar um novo auxílio-doença.

Além disso, o trabalhador que pedir a prorrogação do auxílio-doença receberá um adiantamento de R$ 1.045, mesmo que tenha direito a um valor maior. Após o reabertura das agências do INSS, serão emitidas as orientações de como proceder para solicitar a diferença desse valor.

Além disso, o trabalhador não precisa passar pela perícia médica presencial, pois elas estão suspensas até o dia 10 de julho. Mas ele deverá enviar o atestado médico comprovando que não está apto a trabalhar.

Passo a passo para solicitar a prorrogação do auxílio-doença

Passo 1: Acesse o Meu INSS (clicando aqui). Role a página para visualizar os Serviços sem senha. Em seguida, clique em Agendamento/Solicitações.

auxílio-doença

Passo 2: Na próxima tela, informe seu nome, CPF e data de nascimento. Depois marque Não sou um robô e clique em Continuar sem login.

auxílio-doença

Passo 3: No canto inferior, à direita da tela, clique em Novo Requerimento. Em seguida, localize Benefício por incapacidade e depois clique em Pedido de prorrogação com documento médico. Logo depois, aperte o botão Avançar.

auxílio-doença

Passo 4: Na tela seguinte vai aparecer um formulário com todas as suas informações. Preencha o que estiver faltando e corrija o que estiver errado. Em seguida, clique em Avançar.

Passo 5: Caso seja solicitado documentos de identificação e o atestado médico, você precisa tirar foto de cada um desses documentos e anexar no pedido. Depois é só clicar em Avançar.

Passo 6: Informe seu CEP no campo indicado e clique em Consultar. Então selecione a agência de sua preferência e clique em Avançar.

Passo 7: Verifique se todos os dados da sua solicitação estão corretos, marque a opção Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar. Em seguida, clique em Gerar comprovante para arquivar em seu celular. Agora é só aguardar.