Reconta Aí – Atualiza Aí Reconta TV Juvandia Moreira comenta acordo coletivo dos bancários

Juvandia Moreira comenta acordo coletivo dos bancários

Presidenta da Contraf-CUT e participante do Comando Nacional dos Bancários fala sobre as negociações que levaram ao acordo coletivo da categoria.

Juvândia Moreira é dirigente sindical e representou os bancários nas negociações do acordo coletivo da categoria.
Foto: Fenae

“O grande ganho dessa negociação foi manter todos os direitos”, afirmou Juvandia Moreira sobre o acordo coletivo entre bancários e banqueiros fechado recentemente. Contudo, a presidenta da Contraf-CUT ainda trouxe outras boas notícias, entre elas, a reposição da inflação nesse ano e o reajuste salarial com aumento real para o ano que vem. Duas vitórias a serem comemoradas em meio às crises que assolam o País.

Representando uma categoria unida, e unificada em uma só negociação, Juvandia Moreira explicou como se desenvolveram as 15 rodadas de negociação. De acordo com ela, os bancos, representados pela Fenaban, chegaram à mesa querendo apenas retirar direitos. Contudo, a união dos bancários e a postura dos dirigentes conseguiram reverter o quadro. E, além da manutenção dos direitos já conquistados anteriormente, conseguiram avançar.

Novos desafios para os bancários

Entretanto, nem todas as reivindicações foram atendidas. O home office, que se tornou uma modalidade de trabalho comum durante a pandemia, ainda não foi regulamentado. Porém, Juvandia Moreira afirmou que os trabalhadores conseguiram colocar suas demandas. Segundo ela, a mais urgente é parar a transferência dos custos do trabalho dos bancos para os empregados.

Juvandia trouxe dados importantes sobre a economia que as instituições tiveram com o teletrabalho. E afirmou que a base foi a transferência dos custos para os trabalhadores.

Nesse sentido, a dirigente sindical disse que apesar de não ter entrado no acordo coletivo desse ano, uma série de instituições bancárias se comprometeram a mitigar o problema.

Acompanhe em vídeo a entrevista completa de Juvândia Moreira ao Reconta aí.

Leia mais
Reforma Administrativa é enviada ao Congresso com medida para facilitar privatizações
Fundações partidárias defendem valor de R$ 600 para auxílio emergencial