Reconta Aí – Atualiza Aí Explica Aí Auxílio emergencial: Sua conta no Caixa Tem foi bloqueada? Entenda o que está acontecendo

Auxílio emergencial: Sua conta no Caixa Tem foi bloqueada? Entenda o que está acontecendo

conta

Cerca de 3 milhões de brasileiros tiveram a conta Poupança Social da Caixa bloqueadas pelo Banco Público. Em uma live do InfoMoney, nesta terça-feira (21), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, explicou que todos os bloqueios foram feitos por causa de fraudes.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.

O Governo Federal está pagando mais de 120 milhões de brasileiros pela conta Poupança Social Digital da Caixa. São brasileiros que estão recebendo o auxílio emergencial ou o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e só podem ter acesso ao dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem.

Claro que essa quantidade enorme de pessoas acessando um mesmo aplicativo iria causar problemas. E não deu outra. Em maio, o sistema foi alvo de hackers que acessaram milhares de contas, mas somente agora os bloqueios aconteceram.

De acordo com Guimarães, havia brechas nos sistema que facilitaram a ação dos hackers. “Identificamos todas [brechas] e já corrigimos os problemas, mas pessoas honestas tiveram suas contas bloqueadas porque tivemos que salvar o dinheiro público”, disse na live.

Leia também:
Auxílio emergencial: Câmara aprova medidas para agricultura familiar durante pandemia
Calendário de pagamento da 4ª e 5ª parcelas do auxílio emergencial já está disponível
– Tire suas dúvidas sobre cadastro, pagamento, saque, Dataprev, Caixa Tem e muito mais

Minha conta está bloqueada. E agora?

Os brasileiros que tiveram as contas bloqueadas e não conseguem realizar nenhuma tipo de operação pelo Caixa Tem precisam comparecer a uma agência da Caixa para realizar o desbloqueio.

“Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos. Se ela não for, ficará sim bloqueado”, disse o presidente da Caixa.

No entanto, a liberação da conta bloqueada pode demorar mais do que o cidadão deseja. De acordo com Guimarães, são centenas de pessoas solicitando a mesma operação. “Pode demorar alguns dias, mas os trabalhadores receberão os valores”, explicou.