Reconta Aí Atualiza Aí Auxílio emergencial: Governo Federal disponibiliza canais para denúncias

Auxílio emergencial: Governo Federal disponibiliza canais para denúncias

Denúncias podem ser feitas de forma anônima e por qualquer cidadão, tanto por telefone quanto pela internet. Saiba como!

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Os problemas envolvendo o auxílio emergencial não param de crescer. Nas redes sociais, milhares de brasileiros denunciam a demora na análise do cadastro, filas nas portas das agência da Caixa, problemas com saque do dinheiro e muitos mais.

Uma reclamação frequente na internet é a de pessoas que estão recebendo os R$ 600, mas que não precisam desse dinheiro. Outra muito encontrada é sobre mães que são chefes de família, mas não conseguem receber as duas cotas do auxílio emergencial.

Independente do assunto, o Governo Federal disponibiliza canais para que o cidadão possa informar o que está acontecendo no seu município. De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é possível denunciar problemas pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania.

Além disso, dá para realizar a reclamação pela internet. A plataforma Fala.BR possibilita denúncias sobre auxílio emergencial e qualquer outro assunto que envolva o Governo Federal. Dessa forma é possível relatar os problemas sem precisar se identificar. Entretanto, essa opção não dá a possibilidade de acompanhar o andamento da reclamação.

Ligado à Controladoria-Geral da União, o Fala.BR também é um canal de acesso à informação, solicitações, elogios e sugestões de ideias para desburocratizar o serviço público.

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Denúncias pela internet

Passo 1: Acesse o site (clicando aqui). Caso queira acompanhar o processo, clique em Cadastrar no canto superior direito. Preencha os dados solicitados e depois volte para a página inicial. Faça o login e clique em Entrar. Se a denúncia for anônima, é só clicar em Continuar sem me identificar.

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Passo 2: Em seguida, selecione o órgão que irá receber a reclamação. Sobre o auxílio emergencial, as denúncias devem ser enviadas para o Ministério da Cidadania. Depois escolha o assunto que será abordado. Neste caso, marque auxílio.

No campo Fale aqui, descreva a sua reclamação da forma mais clara possível. Também é possível incluir anexos na sua solicitação. Neste caso, é só clicar em Incluir anexos e selecionar os arquivos.

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Passo 3: Os campos sobre Local do Fato e Quais são os envolvidos no fato não são de preenchimento obrigatório. Mas é importante informar pelo menos o estado e o município para facilitar a investigação da denúncia.

Passo 4: Após preencher todo o formulário, clique em Avançar. A próxima tela irá mostrar toda a reclamação para verificar se está tudo correto. Após conferir as informações, é só clicar em Enviar.