Pular para o conteúdo principal

Ato em defesa da Caixa reúne empregados e entidades

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Dia de Luta marca o 159º aniversário da Caixa em defesa do patrimônio brasileiro

Empregados da Caixa se unem a entidades defensoras para um Dia de Luta, na próxima segunda (13).

Empregados da Caixa se unem a entidades defensoras para um Dia de Luta, na próxima segunda-feira (13), em todo o Brasil. A manifestação marca o 159º aniversário da Caixa e é contra as medidas de fatiamento, venda das partes lucrativas do banco e da retirada de direitos dos trabalhadores.

Segundo o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, o momento é de união entre empregados do banco e a população para defender esse patrimônio brasileiro. “Só se nos juntarmos conseguiremos impedir os ataques ao que é público e evitar a destruição de tudo que se construiu há anos. É hora de priorizar a mobilização em defesa do banco 100% público”, afirmou.

As mudanças começaram em 2019, com a venda de ativos do banco. Além da promessa de ampliar o desinvestimento este ano, estão previstas a venda de áreas mais rentáveis, como seguros e cartões. Os empregados do banco também estão sendo afetados. Uma mudança na rede de atendimento do banco foi anunciada no início de dezembro. A previsão é de alterações nas funções de caixa, tesoureiros e gerentes de relacionamento pessoa física e jurídica.

Para o vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, é nítido a intenção do governo de esvaziar a Caixa para depois acabar com ela. “Eles estão invertendo a lógica. Há 159 anos a Caixa é o braço forte do desenvolvimento deste País. Com a venda de áreas lucrativas o Brasil todo perde e a população de baixa renda é a que será mais prejudicada”, explica.

A Caixa é toda sua

O Comitê Nacional em Defesa da Caixa lançou a campanha nacional #ACAIXAÉTODASUA. O objetivo é impedir os planos da atual gestão de vender as áreas mais lucrativas do banco. Chamando assim a atenção dos empregados e da sociedade para os prejuízos que essas medidas poderão trazer.

A Caixa faz parte da vida dos brasileiros há 158 anos. Foram as partes lucrativas da instituição que permitiram a realização do sonho da casa própria de milhares de famílias, com taxas menores. A Caixa também é responsável pela operação da área social, como benefícios ao trabalhador e acesso a produtos e serviços por meio da bancarização.

Com informações da Fenae e Contraf