Pular para o conteúdo principal

ATENÇÃO! Novo golpe no WhatsApp oferece saque auxílio de dinheiro do Fundo Previdenciário

Imagem
Arquivo de Imagem
WhatsApp

Um novo golpe está circulando por aplicativo de mensagens. Recebemos algumas denúncias no WhatsApp do Reconta Aí de pessoas que tiveram acesso a uma mensagem prometendo um saque auxílio do Fundo Previdenciário. O tal benefício teria valores que variam entre R$ 450 e R$ 1.023 para quem tivesse direito ao pagamento.

ATENÇÃO! O Governo Federal não está pagando nenhum tipo de saque auxílio do Fundo Previdenciário. 

A mensagem que está circulando pelo WhatsApp diz que é necessário clicar no link para a pessoa consultar se tem direito ao benefício. No entanto, pelo próprio aplicativo de mensagem já dá para ver que se trata de um golpe, pois sites do Governo Federal sempre terão no link a informação ".gov.br." no final.

Já em sites dos governos estaduais sempre terá no link a sigla do estado - exemplo: ".sp.gov.br" no caso do estado de São Paulo. Se não estiver assim, não é oficial, como no caso abaixo.

LEIA TAMBÉM:
- O último adeus: auxílio emergencial chega ao fim
- Auxílio Emergencial: Saiba quais estados pagam um valor mensal para as famílias de baixa renda
- Vale gás: Veja quais estados pagam o benefício para pessoas de baixa renda

Como funciona o golpe?

Ao clicar no link, o usuário é direcionado a uma página na internet. Para enganar as pessoas que estão acessando o site, os golpistas usam a logomarca da Previdência Social e a de certificação de "site seguro", fornecida pelo Google. Eles ainda deixam registrado na página que é um aplicativo oficial da Caixa, mas tudo isso é mentira.

Para conferir se o nome está na lista para sacar o auxílio em questão, os golpistas fazem algumas perguntas. No fim, eles pedem para digitar o nome completo e é neste momento que o golpe é finalizado. Ao preencher informações pessoais o cidadão acaba abrindo uma porta para que os seus dados sejam usados na aplicação de outros golpes como, por exemplo, empréstimos bancários e cartão de crédito.

Não caia em golpes pelo WhatsApp

Muitas vezes a mensagem de golpe é enviada por pessoas conhecidas e até mesmo parentes. Dessa forma, as informações são compartilhadas sem ter sido pesquisado se aquilo é mesmo verdade ou não.

Para não ser surpreendido com esses golpes, o ideal é sempre pesquisar na internet se aquela informação é verdadeira e nunca preencher questionários que solicitam dados pessoais.

Atenção! Sempre desconfie de promessas fáceis.