Pular para o conteúdo principal

ATENÇÃO! Novo golpe no WhatsApp oferece Auxílio Brasil de R$ 400

Imagem
Arquivo de Imagem
Whatsapp

Um novo golpe está circulando por aplicativo de mensagens. Recebemos algumas denúncias no WhatsApp do Reconta Aí de pessoas que tiveram acesso a uma mensagem prometendo o Auxílio Brasil (programa que tomou o lugar do Bolsa Família). O tal benefício seria de R$ 400 por mês, por família.

A primeira informação que precisamos deixar bem clara é: o Governo Federal não solicita nenhuma cadastro online para receber o Auxílio Brasil. Além disso, o Governo Federal não entra em contato por aplicativo de mensagem oferecendo vagas em programas sociais. Sempre verifique nos sites oficiais como é feita a solicitação para entrar no programa.

Neste caso que está circulando pelo WhatsApp, a mensagem diz que o Governo liberou três milhões de novos cadastros para o programa social. Além disso, o texto explica que quem são as pessoas que têm direito a receber o pagamento: baixa renda, aposentados, beneficiários do auxílio emergencial e Bolsa Família.

No entanto, para ter acesso ao dinheiro, é necessário clicar no link para consultar se tem direito ao benefício e em seguida solicitar o pagamento.

Pelo próprio aplicativo de mensagem já dá para ver que se trata de um golpe, pois sites do Governo Federal sempre terão no link a informação ".gov.br." no final. Já em sites dos governos estaduais sempre terá no link a sigla do estado - exemplo: ".sp.gov.br" no caso do estado de São Paulo. Se não estiver assim, não é oficial, como neste caso abaixo em que o link termina com ".com".

LEIA TAMBÉM:
- Cuidado! Golpe do nome negativado no Serasa circula por e-mail
Alerta de Golpe: Criminosos se passam por assistente virtual do INSS para obter dados via WhatsApp
Cuidado com o golpe do "mandado de intimação" que circula por e-mail
Cuidado! Golpe do PIX está circulando por e-mail

Mas como funciona esse golpe?

Ao clicar no link, o usuário é direcionado à uma página na internet. Para enganar as pessoas que estão acessando o site, os golpistas usam as marcas oficiais da Caixa, do Governo Federal e do Auxílio Brasil. O site também solicita algumas informações pessoais como estado, cidade e nome completo.

Ao preencher informações pessoais o cidadão está abrindo uma porta para que os seus dados sejam usados na aplicação de outros golpes como, por exemplo, empréstimos bancários e cartão de crédito. Sem contar que, com o endereço dos cadastrados em mãos, os golpistas podem ir pessoalmente nas residências desses cidadãos para, até mesmo, praticar outros crimes.

Não caia em golpes pelo WhatsApp

Muitas vezes a mensagem de golpe é enviada por pessoas conhecidas e até mesmo parentes. Dessa forma, as informações são compartilhadas sem antes ter sido pesquisada se é mesmo verdade ou não.

Para não ser surpreendido com esses golpes, o ideal é sempre pesquisar na internet se aquela informação é verdadeira e nunca preencher questionários que solicitam dados pessoais.

Atenção! Sempre desconfie de promessas fáceis.