Pular para o conteúdo principal

Atenção, jovens! Até o Luke Skywalker está pedindo para vocês tirarem o título de eleitor

Imagem
Arquivo de Imagem
jovens

Jovens com 16, 17 e 18 anos, bem como os que possuem 15 anos e vão completar 16 antes do dia da eleição, já podem requerer o 1º título de eleitor. A solicitação pode ser feita sem sair de casa, acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo limite para emitir o título de eleitor é nesta quarta-feira (4). Corre que até o Luke Skywalker está pedindo para vocês tirarem o título de eleitor.

O voto é facultativo para os jovens com menos de 18 anos. No entanto, essa é a oportunidade para todos terem voz e contribuir com a mudança necessária. É por meio do voto que o Brasil irá voltar para o caminho certo, elegendo políticos que realmente querem trabalhar para fazer a diferença para o seu povo.

Passo a passo para emitir o título de eleitor

1- Acesse o Sistema TítuloNet (clicando aqui). Informe o estado em que você mora e clique em "Próximo".

2- Leia com atenção as informações e separe os documentos obrigatórios que serão necessários para anexar no seu pedido. Tire foto de cada um deles e já deixe disponível no seu computador (ou no celular) para quando for solicitado. Em seguida, clique em "Próximo".

3- No campo "Título de eleitor", selecione a opção "Não tenho. Em seguida, preencha as informações como nome completo, data de nascimento e nome dos pais. Depois é só clicar em "Próximo".

4- Na tela seguinte, preencha o restante das informações. Depois, será necessário anexar as imagens dos documentos obrigatórios. Foto segurando o documento de identificação, imagem frente e verso do RG e comprovante de endereço são obrigatórios para todos.

Selecione o arquivo de cada um dos documentos solicitados para fazer o upload. Em seguida é só clicar em "Próximo".

5- Preencha as informações sobre o seu endereço, que devem ser as mesmas do comprovante de residência anexado na tela anterior.

6- De acordo com o seu endereço, o site irá fornecer as opções mais próximas para você escolher como local de votação. Selecione a que mais te interessa e clique em "Próximo".

Na tela seguinte, todas as informações do seu requerimento estarão disponíveis para conferência. Veja se está tudo digitado corretamente e depois conclua o processo. Pronto, seu pedido foi realizado.

LEIA TAMBÉM:
- Eleições 2022: Prazo para regularizar o título de eleitor termina quarta (4)
- Eleições 2022: Como transferir o local de votação do título de eleitor?

Acompanhamento da solicitação

É possível acompanhar a tramitação do pedido pela internet. Basta acessar aqui e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

Caso não tenha o número de protocolo, é possível acompanhar o pedido informando o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe.

Emissão do título de eleitor

Assim que o processo for finalizado, é necessário acessar o aplicativo e-Título para ter a versão digital do título de eleitor. O aplicativo está disponível para Android (clique aqui) e IOS (clique aqui) e pode ser instalado em telefone celular ou tablet.