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ATENÇÃO! Golpistas se passam pela Caixa em SMS que diz que assinatura eletrônica expirou

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Cuidado, novo golpe na praça! Desta vez, os alvos são pessoas que possuem conta bancária na Caixa. Golpistas estão enviando mensagem SMS para as pessoas informando que a assinatura eletrônica que dá acesso ao Internet Banking expirou. No entanto, para reativar o acesso é preciso clicar em um link que está na mensagem.

Atenção! Bancos não enviam e-mail, SMS ou WhatsApp solicitando seus dados. Não clique em nenhum link enviado por SMS e não entre em contato com números de telefone que não são os oficiais da sua instituição bancária.

O SMS é enviado pelo número 87638 e NÃO é um canal oficial de comunicação da Caixa. Além disso, o endereço do site já indica que é uma fraude. Como a Caixa é um Banco Público, seus sites oficiais sempre possuem no endereço o ".gov.br". Ou seja, para o link da mensagem ser um link oficial da Caixa, ele não poderia ser ".com", mas sim ".gov.br".

Mas como os dados são roubados neste golpe?

Assim que o correntista clica no link ele será direcionado para um site idêntico a página inicial do Internet Banking da Caixa (veja imagens abaixo). O aviso diz que a conta está pendente de validação e, para evitar bloqueio total da conta, é preciso seguir o procedimento em tela.

Só que os golpistas solicitam que o correntista da Caixa digite seu usuário e senha do Internet Banking e clique em continuar. E é neste momento que o golpe é aplicado.

Os bandidos passam a ter acesso a seu usuário e senha e podem acessar a sua conta corrente a qualquer momento para movimentar o seu dinheiro.

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Como não cair nesses golpes

Esse tipo de golpe onde o hacker usa um link de um site falso ou números de telefone é muito comum. Os assuntos usados como isca são variados.

Para o advogado Rafael Faben, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais, é fundamental que as pessoas tomem algumas precauções para evitar ao máximo cair em golpes virtuais.

O primeiro passo é desconfiar e não clicar em qualquer link enviado em nome das instituições financeiras. “O banco não vai fazer contato por e-mail, SMS e nem por WhatsApp. Antes de clicar, pesquise no Google se aquele domínio é realmente verdadeiro ou não”, explica Faben.

De acordo com o advogado, o ideal é seguir somente as orientações repassadas pelo site ou aplicativo do banco. E, caso ainda tenha dúvidas sobre a veracidade do e-mail ou SMS, busque informações direto com o banco.

Atenção! Sempre desconfie de promessas fáceis.