Pular para o conteúdo principal

ÀSE – Poéticas de Empoderamento na Caixa Cultural

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

 A Caixa Cultural leva a São Paulo a mostra Àse – Poéticas de Empoderamento. A exposição se debruça sobre a valorização das origens afro-brasileiras.

ÀṢẸ - Poéticas de Empoderamento está exposto na Caixa Cultural São Paulo até 19 de janeiro.

A afirmação, o conhecimento, a autoestima e, principalmente, a aceitação da cultura afro-brasileira são recentes. Apesar de negras e negros serem referências em suas áreas de atuação há décadas, a cultura negra brasileira sofria preconceito.

Finalmente, o panorama está mudando depois de muita luta. A mostra ‘ÀṢẸ – Poéticas de Empoderamento’ é celebração, conta como isso se deu. Por meio das ferramentas poéticas, essa história imerge os visitantes na cultura negra.

As músicas, a dança, a poesia e toda a beleza mobilizada pelos blocos afro e afoxés estão na galeria. Das indumentárias à religião, da poesia à dança – assim como comportamentos – são temas e peças materiais dessa mostra.

As trajetórias, repletas de resistência, são apresentadas por meio do legado material que é exposto. Ele reflete não só a estética, mas também o empoderamento das negras, dos negros e da cultura afro-brasileira.

Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza, Didá e Cortejo Afro revelam nas ruas a sua plenitude. Porém, na mostra ‘Àṣẹ – Poéticas de Empoderamento’, ganham uma homenagem, que se estende a todos os afoxés e blocos afro da Bahia.

Serviço:

Mostra ÀṢẸ – Poéticas de Empoderamento

Local: Caixa Cultural
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo – SP
Data: 13/11/2019 a 19/01/2020
Horário: Terça a Domingo | 9h às 19h
Local: Galeria D. Pedro II
Valor do Ingresso: Grátis
Site