Pular para o conteúdo principal

Aposentados e pensionistas: INSS antecipa pagamento dos benefícios em cidades atingidas pelas chuvas

Imagem
Arquivo de Imagem
INSS

Nesta terça-feira (22) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai antecipar o cronograma de pagamento dos benefícios previdenciários e assistenciais a pessoas que têm residência ou domicílio bancário em três municípios atingidos pelas chuvas. Serão contemplados os beneficiários de Canapi (AL), Teresina de Goiás (GO) e Petrópolis (RJ).

A medida foi publicada no Diário Oficial da União e irá valer enquanto durar o estado de calamidade pública nessas localidades. O valor corresponde a uma renda mensal do benefício devido e vale para o cronograma de pagamentos a partir de março. No entanto, o beneficiário precisa optar pela antecipação entre os dias 25 de março e 31 de maio de 2022.

ATENÇÃO! Só terão acesso ao adiantamento os beneficiários que, na data de reconhecimento do estado de calamidade pública do município, tinham residência ou domicílio bancário na localidade.

LEIA TAMBÉM:
INSS: Prova de vida de aposentados e pensionistas será automática. Entenda!
Valores a receber: Site do Banco Central já está disponível para consultar dinheiro perdido. Acesse aqui!

Como vai funcionar a antecipação?

De acordo com a Portaria nº1.420, a antecipação desses valores deverá ser ressarcida em até 36 parcelas mensais fixas. Ou seja, a antecipação do pagamento é como se fosse um empréstimo, só que sem qualquer custo, juros ou correção monetária.

O valor será descontado mensalmente direto na folha de pagamento do beneficiário. Os descontos começam a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação e termina quando completar as 36 parcelas.

Caso o benefício do INSS esteja previsto para finalizar em data anterior a 36ª parcela, a quantidade de parcelas deverá ser adequada para que a quitação total da antecipação ocorra dentro da vigência do benefício.

Já no caso em que benefício finalize antes da quitação total do valor antecipado, sem qualquer previsão para tal, o INSS irá providenciar o pagamento das parcelas restantes. No entanto, para o pagamento deverá ser providenciado o encontro de contas entre o valor devido pelo beneficiário e o crédito a ser recebido.

LEIA TAMBÉM:
- Valores a receber do Banco Central: Aposentados e pensionistas do INSS podem receber dinheiro de crédito consignado
- Valores a receber do Banco Central: saldo não aparece na primeira consulta, entenda o motivo

Como solicitar a antecipação?

Para receber a antecipação, o beneficiário precisa fazer a solicitação. Ou seja, a antecipação não é automática. O pedido pode ser feito diretamente na unidade bancária responsável pelo pagamento do benefício.

No entanto, caso o cidadão vá a uma agência bancária e o seu nome não esteja na relação dos que podem receber a antecipação, ele deverá procurar uma agência da Previdência Social. Neste caso, o pedido de antecipação será feito diretamente com a Previdência.

Após a solicitação, a liberação do crédito será em até cinco dias úteis.