Pular para o conteúdo principal

Aposentados começam a receber hoje a segunda parcela do 13º salário

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

O pagamento da segunda parcela do 13º salário para os beneficiários da Previdência Social começou nesta segunda-feira. O depósito vem junto com o pagamento do benefício de novembro.

A segunda parcela do 13º salário é paga a todos os beneficiários da Previdência Social, sejam aposentados, pensionistas, titulares de auxílio-doença, de auxílio-reclusão, entre outros. 

Para aqueles que recebem benefícios acima de 1 salário mínimo, o pagamento começa no dia 2 de dezembro, conforme o calendário do INSS.

Divulgação INSS

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, recebem 50% do valor do benefício antecipados em setembro e a segunda parte em dezembro. A parcela corresponde à metade do valor correspondente ao salário de benefício.

O valor a receber do contracheque pode ser consultado no Meu INSS, no Extrato de Pagamento de Benefício. 

Tabela de pagamento de benefícios

A tabela de pagamento de benefícios é a programação anual que o INSS faz para esclarecer ao cidadão em qual data o seu pagamento estará disponível na rede bancária.

Como consultar?

Para saber o dia correto do seu pagamento, você primeiro precisa saber o número do seu benefício.

Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos no seguinte formato:

Número do Benefício (NB): 999.999.999-9

O número a ser observado será o que se encontra em vermelho, ou seja, o penúltimo algarismo. Além dessa informação, também é necessário observar se o benefício é de um salário mínimo ou acima dele.

13º salário – O que é


O décimo terceiro salário é um direito garantido pelo art.7º da Constituição Federal de 1988. Consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.

Segundo o Dieese, dos cerca de 80,8 milhões de brasileiros que devem ser beneficiados pelo pagamento do 13º salário este ano, os aposentados ou pensionistas da Previdência Social (INSS) representam 30,5 milhões, ou 37,7% do total.