Bandidos estão se passando por servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e usando a Prova de Vida para conseguir dados pessoais de aposentados e pensionistas. O golpe está acontecendo por ligação telefônica, e-mail, WhatsApp, SMS e até por meio de cartas enviadas para as residências.
Ao entrar em contato com os beneficiários da Previdência Social, os golpistas falam com muita segurança e, inclusive, passam algum dado pessoal do aposentado ou pensionista para ganhar a confiança. Os bandidos solicitam informações pessoais, fotos de documentos e enviam links para realizar a biometria facial. Eles alegam que os procedimentos são necessários para não ocorrer “bloqueio nos pagamentos”.
ATENÇÃO! O INSS alerta que NÃO faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial. "Caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone", frisa o Instituto.
O segurado que sofreu uma tentativa de golpe deve realizar a denúncia pela Ouvidoria (acessando aqui) ou pelo telefone 135. Caso tenha sofrido um golpe, será necessário registrar um Boletim de Ocorrência e, posteriormente, comunicar aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
LEIA TAMBÉM:
- Golpe no WhatsApp: Confira 15 dicas para se prevenir
- Atenção! Novo golpe promete Auxílio Brasil de R$ 2,5 mil
- Atenção! Golpe do empréstimo no Banco do Brasil circula por SMS
Evite cair em golpes!
Para guiar os aposentados e pensionistas a não caírem em golpes, o INSS enumerou algumas dicas fundamentais. Confira:
1- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
2- O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
3- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
4- A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br.
5- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
6- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
7- Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
8- Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Com informações do INSS.