Pular para o conteúdo principal

Apesar de ano difícil, Funcef não prevê necessidade de equacionamento em benefícios

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Apesar das dificuldades vivenciadas em 2020, a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal, não precisará realizar equacionamentos nos benefícios recebidos por seus beneficiários.

A Funcef divulgou na quinta-feira (17) dados consolidados até o terceiro trimestre de 2020. O saldo positivo consolidado foi de R$ 560,7 milhões. “Temos notícias boas a dar”, resumiu Renato Villela, presidente da Fundação.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

A rentabilidade acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,62%, um pouco abaixo da meta estabelecida de 5,47%, mas revertendo o patamar registrado no primeiro trimestre, quando a rentabilidade acumulada foi de -4,71%. Os resultados colocam a Funcef em uma boa posição entre os fundos que trabalham na faixa de 30% a 40% de renda variável.

“No comparativo de mercado, [estamos] entre os dez primeiros fundos de investimento nesta categoria”, relatou Rodrigo Andretto, coordenador de contabilidade da Funcef.

Leia também:
=> Entidades denunciam governo por prejudicar fundos de pensão
=> Anapar: Como estimular a economia brasileira durante a recessão?

O resultado de R$ 3,3 bilhões, 27% abaixo do registrado no mesmo período de 2019, foi consideravelmente afetado pelo desempenho do segmento de renda variável.

Entre janeiro e setembro do ano passado, a FUNCEF obteve 22% de retorno com sua carteira de ações negociadas em Bolsa. Em 2020, o iBRx-100, índice de referência desta classe de investimentos, apresentou desempenho negativo de 17,42%, apesar da trajetória de recuperação iniciada em abril.

Na gestão da Funcef no último ano, também se destaca o baixo custo para cada participante.

“O custo per capita da Funcef representa o menor custo por participante entre fundos patrocinados por entidades públicas”, resumiu Andretto.

O cenário de incertezas deve manter a tendência de diversificação de investimentos do fundo e a busca de novas oportunidades. “O ano está terminando melhor do que o projetado em março, mas as incertezas vão muito além desta crise. Mais do que nunca, será importante adotar a diversificação das carteiras e de classes de ativos”, colocou Villela.