Pular para o conteúdo principal

Apagão: Governo prepara medidas para evitar falta de eletricidade

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Foto: Agência Brasil

O governo deve publicar nos próximos dias uma portaria que permitirá a contratação de usinas térmicas. A medida visa evitar a falta de eletricidade e racionamento de energia.

O alerta foi dado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), que se reuniu na quinta-feira (27) para avaliar as condições de suprimento energético ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Segundo o Comitê, as chuvas continam abaixo dos valores médios históricos, resultando nos piores montantes verificados para o SIN no período de setembro do ano passado a maio deste em 91 anos de registros.

Por causa disso,o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu um alerta conjunto de 'emergência hídrica' para a área da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. O documento prevê chuvas abaixo da média entre junho e setembro na região.

Segundo o informe, a escassez de chuva vem sendo verificada desde 2019.

Com isso, a conta de luz vai subir: a Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou ainda na noite desta sexta-feira (28) que a bandeira vermelha, no patamar 2, será acionada no mês de junho.

A explicação para o aumento está relacionado ao fato de que com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos do que o ideal para mês de junho, há redução da geração de energia por hidrelétricas e o aumento da geração por termelétricas, o que encarece o custo da produção.

"Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da Bandeira Vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada", informa a nota da Aneel.