Reconta Aí Atualiza Aí Aluguel: de Lula a Bolsonaro, acompanhe a variação

Aluguel: de Lula a Bolsonaro, acompanhe a variação

Aluguel

Utilizado para calcular o reajuste do aluguel, o IGP-M subiu 23,14% em 2020, enquanto os salários seguem estagnados.

“Este é o momento em que o IGP-M, índice ainda usado para reajustar a maior parte dos contratos de aluguel, registra, de longe, sua maior elevação desde a estabilização monetária em 1994”, ressalta Emílio Chernavsky, doutor em economia pela USP.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Em outras palavras, o governo Bolsonaro tem sido o período em que o aluguel tem pesado mais na conta dos brasileiros desde o governo Fernando Henrique Cardoso.

Contudo, além da subida do IGP-M, houve uma estagnação do valor da renda familiar. Ou seja, paga-se mais por uma das despesas familiares e ganha-se o mesmo. Ou até menos, considerando o número de desempregados no Brasil, que atualmente atinge 14,7%, conforme dados do IBGE.

Leia também:
Lula lança seu canal oficial no Telegram

A diferença dos aumentos de aluguel nos governos petistas

IGP-M - índice pelo qual o aluguel é reajustado - sobe a renda fica estagnada.

De acordo com Chernavsky, durante os governos petistas Lula e Dilma também houve picos no aumento do IGP-M, ainda que menores. “Houve situações nos últimos anos em que o índice superou os 10% em 12 meses”, afirma o economista.

Entretanto, durante esses governos o rendimento real das famílias estava em ascenção, seja pela política de valorização real do salário mínimo, seja pela oferta de empregos à epoca. O aumento da escolarização e a pujança de setores, como a indústria e serviços, fizeram com que mais trabalhadores ascendessem socialmente. Com isso, o aumento do reajuste tinha menos impacto nas famílias.

“Hoje temos o pior dos mundos: enquanto o índice de correção do aluguel aumenta mais do que nunca, o valor do salário ou fica estagnado ou até mesmo cai”, afirma o economista.

O que é o IGP-M?

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é um indicador que mostra o movimento dos preços. Engloba diferentes tipos de atividades e etapas do processo de produção.

O órgão que divulga o IGP-M é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Acompanhe notícias sobre aluguel no Reconta Aí.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial