Pular para o conteúdo principal

Alerta de Golpe: Criminosos se passam por assistente virtual do INSS para obter dados via WhatsApp

Imagem
Arquivo de Imagem
Whatsapp

Diante do surgimento de novas formas de golpes digitais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente que não entra em contato com beneficiários e segurados através de mensagens de WhatsApp.

De acordo com o INSS, golpistas se passam por uma suposta Central de Atendimento do Instituto e se utilizam da imagem da personagem Helô - assistente virtual do aplicativo Meu INSS. De posse de algumas informações prévias, os criminosos pedem mais informações do segurado, sob a justificativa de formalizar o atendimento.

O órgão pede que, caso haja recebimento de mensagens deste tipo de perfil no WhatsApp, os segurados "bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos".

Leia também:
- Adesão a parcelamento de dívidas no Simples Nacional vai até 29 de abril
- Cuidado com o golpe do "mandado de intimação" que circula por e-mail

"O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135", esclarece o Instituto.

Além disso, o INSS explica que quando o segurado busca atendimento, "o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado".

Fique atento

O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.

- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.

- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);

O que fazer em caso de tentativa de golpe

Denuncie aqui tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.