Pular para o conteúdo principal

Abono salarial: Veja como consultar se você tem dinheiro a receber

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A Caixa encerra no dia 30 de junho o pagamento do calendário 2020/2021 do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS). O valor a ser pago ao trabalhador varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2019.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos. No entanto, é preciso ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019. Além disso, a remuneração mensal média deve ter sido até dois salários mínimos.

Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano base 2019.

Leia também:
- Abono Salarial: Pagamento do calendário 2020/2021 termina dia 30 de junho

Consultando o valor do abono salarial

Para saber se tem direito ao pagamento, o trabalhador pode realizar a consulta pelo aplicativo Caixa Trabalhador.

1: Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador para o seu celular. Ele está disponível para sistema IOS (clique aqui) e Android (clique aqui).

2: Para quem tem cadastro em qualquer um dos aplicativos da Caixa, é só digitar o CPF e depois clicar em "Próximo". Para quem não tem cadastro, clique em "Cadastrar-se" e siga o passo a passo.

3: Informe a senha de seis dígitos e clique em "Entrar".

Abono salarial

4: A próxima tela terá todas as informações sobre o abono salarial e também sobre o seguro desemprego. Para verificar se tem algum valor referente aos anos anteriores a 2019, clique em "Exercícios anteriores".

Neste caso, se houver valor a receber, ele pode ser sacado dentro de cinco anos. No entanto, o saque só acontece durante o calendário de pagamento (em 2021 o calendário termina dia 30 de junho).

Para verificar se existe saldo a receber no calendário atual (referente a 2019), clique em "Exercício vigente".

5: Pelo aplicativo também é possível verificar uma tabela com a projeção do valor do abono salarial. Também é possível fazer uma simulação do valor a ser recebido.

Quem está com dificuldades em acessar o aplicativo pelo celular, existem duas outras formas de consultar o salto do abono salarial: pela central de atendimento ao trabalhador 0800-726-0207 e pelo site da Caixa (acesse aqui).

Aproximadamente 560 mil trabalhadores ainda não sacaram o dinheiro. O valor total disponível para saque é de R$ 328 milhões. Confira se você possui dinheiro para retirar. O abono salarial é um direito do trabalhador!