Pular para o conteúdo principal

65% dos brasileiros acreditam que a economia brasileira está no caminho errado

Imagem
Arquivo de Imagem
paulo guedes

A nova pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) aponta que a maior parte dos brasileiros acredita que a política econômica conduzida pelo governo Bolsonaro está errada. Os números mostram que 65% dos entrevistados acreditam que a economia está no caminho errado; 26% acreditam que a economia está no caminho certo e 9% não sabam ou não responderam.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06408/2022, a pesquisa realizada na segunda quinzena de janeiro traz ainda outros resultados importantes. Entre eles, números que apontam para disputa eleitoral que ocorrerá em outubro deste ano.

Conforme os dados apresentados, 65% da população têm muito interesse ou algum interesse na próxima disputa presidencial de 2022. Já 15% têm pouco interesse;18% não têm interesse e 2% não sabem ou não responderam.

Na intenção de voto espontânea, quando os pesquisadores não apresentam os candidatos para os pesquisados, o vencedor seria Lula, com 35% dos votos. Em seguida Jair Bolsonaro (23%), Sérgio Moro e Ciro Gomes (4%); Simone Tebet e Rodrigo Pacheco que não chegaram a 1%. Os que não sabem ou não responderam, somados aos brancos e nulos, atingem 32%.

A pesquisa estimulada, quando os pesquisadores oferecem aos pesquisados o nome dos candidatos, confirma o favoritismo do candidato pestista ao Planalto: Lula atinge 44% dos votos em dois cenários analisados.