Pular para o conteúdo principal

37º Conecef: "A defesa da democracia passa por um banco público que chegue em todos os locais do País", afirma diretor do Dieese

Imagem
Arquivo de Imagem
Caixa

O futuro da Caixa e sua importância para o desenvolvimento do Brasil foi tema de um painel de discussão no 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que acontece de forma virtual neste sábado (7).

Durante o debate, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fausto Augusto Junior, alertou que é preciso inverter o atual debate liberal que está em destaque no Brasil.

"Precisamos deixar de falar o quanto a Caixa lucra para deixar muito claro à população que se o banco não for público e com caráter social nós não teremos distribuição de renda nesse País", explicou Fausto Junior ressaltando que as pessoas não estão entendendo ainda o que está acontecendo com a privatização dos Correios.

Dando destaque ao papel social da Caixa, o diretor do Dieese deu como exemplo o pagamento do auxílio emergencial que iniciou em abril de 2020. "Qual banco privado teria competência para fazer o que a Caixa fez com o auxílio? Se não fosse a Caixa chegando nos rincões do Brasil, a situação, que já é caótica, seria muito pior", alertou.

LEIA TAMBÉM:
Bancários reforçam luta em defesa das instituições públicas
Fenae defende a parlamentares novas contratações na Caixa

Fausto Junior também falou sobre a PEC 32 que visa mudar o atual modelo de Estado. "Será um Estado basicamente vinculado a iniciativa privada e ao capital internacional, e não aos interesses da população brasileira", alertou.

Por fim, o diretor do Dieese explicou que o Brasil vai precisar reconstruir muita coisa depois dessa pandemia e, segundo ele, a Caixa e todas as demais instituições públicas terão um papel fundamental para essa reconstrução do País.

"Nos momentos de crise, são os bancos públicos que viabilizam aquele empurrão necessário para tirar o País do momento de recessão", completou.