As entrevistas por telefone da PNAD Covid duram, aproximadamente, 10 minutos – Foto: Marcelo Lima/IBGE

Por conta da necessidade de isolamento social, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou a PNAD Covid-19 – uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua que está sendo realizada por telefone. O objetivo é quantificar as pessoas com sintomas do novo coronavírus e os impactos da pandemia no mercado de trabalho.

A pesquisa conta com a parceria do Ministério da Saúde e é essencial para o atual momento. “Vamos te ligar porque queremos te ouvir. Como está a sua renda, o trabalho. Por isso quando o telefone ligar, não vai ser uma ligação qualquer. Serão apenas 10 minutos de ligação”, ressalta o IBGE.

Cerca de dois mil agentes do IBGE estão fazendo contato por telefone com 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados do País.

As entrevistas duram, aproximadamente, 10 minutos e os moradores que receberem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE ou do telefone 0800 721 8181, e informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador.

Os primeiros resultados têm divulgação prevista ainda em maio. “Nosso cronograma de coleta vai depender da extensão da pandemia, mas planejamos divulgar os resultados semanalmente, às sextas-feiras”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira. Ela ressalta que os dados para Brasil e grandes regiões serão disponibilizados semanalmente, enquanto as informações por estado serão mensais.