O pagamento do auxílio emergencial a trabalhadores informais será dividido em três grandes grupos. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta terça-feira (7), da qual participaram Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania, Pedro Guimarães, da Caixa Econômica Federal e Gustavo Canuto, que comanda a Dataprev.

O anúncio era esperado para segunda-feira (6), mas ocorreu apenas na manhã de hoje. Mais informações técnicas devem ser dadas pela Caixa Econômica Federal às 15h.

O trio anunciou o lançamento de plataformas para a população efetuar o cadastro para solicitação do auxílio. Segundo Lorenzoni, antes mesmo da coletiva, 600 mil pessoas já haviam enviado informações por site ou pelo aplicativo.

Divisão do pagamento

Quem está no Cadastro Único e é beneficiário do Bolsa Família receberá o auxílio emergencial conforme o cronograma habitual de pagamentos do programa.

Para quem já está no Cadastro Único mas não é beneficiário do Bolsa Família, a expectativa é que a primeira parcela – de três – seja paga a partir desta quinta-feira (9).

Para os novos cadastrados, que se utilizaram das novas plataformas, o governo anunciou a tentativa de encurtar ao máximo o prazo pra o primeiro pagamento. No site lançado, entretanto, o prazo máximo de resposta à solicitação é de cinco dias, o que ultrapassa a quinta-feira.

Uma estimativa apresentada aponta o dia 14 como data possível para o início dos repasses aos novos cadastrados.

A segunda parcela será paga entre os dias 27 e 29 de abril, de acordo com a data de aniversário do cadastrado. A terceira e última, a partir do dia 26 de maio, com o mesmo critério.

Para viabilizar o cadastro e os pagamentos, o governo anunciou também acordos com operadoras de telefonia e a criação automática de milhões de contas digitais na Caixa Econômica Federal.

Os links oficiais são:

Link para requerimento do benefício:
https://auxilio.caixa.gov.br

Aplicativo para IOS:
https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

Aplicativo Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

Informações sobre o benefício:
http://www.caixa.gov.br/auxilio/PAGINAS/DEFAULT2.ASPX