A orientação é evitar o deslocamento para as agências bancárias e dar preferência aos serviços por meio dos canais digitais. 

Em tempos de pandemia de coronavírus, a atividade bancária não vai ser interrompida.  O Banco Central (BC) determinou, por meio de circular, que os bancos ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências.

Algumas unidades poderão funcionar com atendimento aos seus clientes, priorizando os públicos mais vulneráveis, como os de aposentados e pensionistas. Outras deverão alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Cada banco irá definir quais serão as agências em funcionamento.

Segundo a circular do BC, os bancos deverão informar seus clientes quanto aos novos horários de funcionamento das suas agências, bem como outras medidas emergenciais destinadas a evitar aglomerações de pessoas.

Por isso, é importante que o cliente confira, antes de sair de casa, qual unidade estará aberta.

Canais digitais

A recomendação é evitar o deslocamento para as agências bancárias e dar preferência aos serviços bancários por meio dos canais digitais.

Com isso, os bancos têm orientado os clientes que por meio do celular e internet, é possível fazer o  pagamento de contas, consultas de saldos e extratos, transferências financeiras, agendar pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. 

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, reforçou o atendimento em canais remotos, como a Agência Digital, Telesserviço e WhatsApp.

Assim, a partir desta terça-feira (24), as agências da Caixa passarão a funcionar em horário diferenciado,  das 10h às 14h, e restrito apenas aos casos que não podem ser tratados pelo atendimento telefônico ou pelos aplicativos do banco para celular e demais serviços digitais. 

Na quinta-feira (26), o Banco vai disponibilizar via WhatsApp o atendimento da Agência Digital para todos os clientes correntistas Caixa. Através da digitação da agência e número da conta o cliente será direcionado para atendimento na sua agência de forma remota.

A Caixa manterá a abertura antecipada em 1 hora de 1.619 agências, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco.

A lista dessas unidades pode ser consultada aqui.

Fontes: Banco Central e Caixa Econômica Federal.