Cuidado com os golpes! Muitas quadrilhas aproveitam as multidões e a distração dos foliões para trocar os cartões de crédito no momento dos pagamentos

O Carnaval chegou. Para quem vai cair na folia, é preciso estar preparado para eventuais riscos de golpes. Muitas quadrilhas aproveitam as multidões e a distração dos foliões para trocar os cartões de crédito no momento dos pagamentos.

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) adverte que o golpista se passa por um vendedor ambulante e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão.

“O falso vendedor se aproveita da distração do comprador e presta atenção na senha que está sendo digitada, ou usa algum truque e desvia a atenção do comprador para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra, o que permite ao bandido descobrir o código secreto”, explica a Federação.

Também acontece muito o golpe de troca de cartão. Aproveitando a falta de atenção do comprador, o golpista troca e devolve outro cartão muito parecido. Geralmente a troca só é percebida muito tempo depois, quando a pessoa tenta usar o cartão novamente.

O ideal é redobrar a atenção ao realizar compras em qualquer lugar. “Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita: isso não pode acontecer”, alerta o diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.

Fique atento ao seu celular

Roubo, furto ou perda do celular também pode ser um problema sério. Nesse caso também é preciso avisar ao banco, pois se o ladrão conseguir desbloquear o celular, ele poderá ter acesso à conta da vítima pelo aplicativo do banco, por exemplo.

“É importante comunicar ao banco o roubo do celular assim que perceber que não está mais com o aparelho. Assim, a instituição financeira poderá bloquear o acesso à conta por meio do aplicativo do banco instalado no celular roubado e impedir que os bandidos realizem qualquer operação”, explica Volpini.

Dicas contra golpes

Para você não cair em golpes, separamos algumas dicas que podem te ajudar durante os dias de folia. Veja só:

Golpes