Entidades entregaram ao Conselho Deliberativo da Funcef uma petição com 21,7 mil assinaturas de aposentados de todo o País

Funcef

Em ato inédito, aposentados da Caixa se reuniram em Brasília, nesta quinta-feira (30), para defender o Estatuto da Fundação dos Economiários Federais (Funcef). A manifestação contou com a participação de várias entidades que representam empregados do Banco Público.

Manifestantes juntaram forças na luta contra a retirada dos pontos do Estatuto que tratam do quórum qualificado para deliberação de matérias específicas. O item estava na pauta de discussão do Conselho Deliberativo (CD) da Fundação, mas foi retirado após a chegada dos manifestantes.

As entidades entregaram ao Conselho Deliberativo uma petição com 21,7 mil assinaturas de aposentados de todo o País. Para o presidente da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef), Edgar Lima, o ato teve valor simbólico e político muito forte.

“Mas isso não inibe outras atitudes que vamos precisar tomar daqui para frente. O assunto não acabou, ele simplesmente ficou em suspenso, saiu da pauta do dia. É um assunto que vai exigir envolvimento de Câmara, Senado, de órgãos controladores e Ministério da Economia”, completa.

Iniciado no Dia do Aposentado, o movimento tinha o objetivo de conscientizar o CD do papel do aposentado na luta. De acordo com a vice-presidente da Fenacef, Maria Lúcia Cavalcante, o ato foi um sucesso. “O próximo passo é entregar esse documento com as assinaturas dos aposentados na Caixa, Ministério Público, Ministério da Economia e na Previc”, explica.

Empregados Caixa

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) foi representada no ato pelo seu presidente Jair Pedro Ferreira e o vice-presidente, Sérgio Takemoto. Durante a manifestação, eles defenderam a posição da instituição em defesa dos aposentados da Funcef.

Segundo Jair Pedro, esse tipo arbitrariedade e de imposição contra os benefícios conquistados não pode ser aceita. “Quando se escreve um estatuto, você reflete nele o interesse dos Associados. Para fazer mudanças mais profundas, você precisa da maioria. Isso é uma garantia para os participantes”, explica.

Sobre a Funcef

A Funcef é uma entidade fechada de previdência e seus participantes são empregados da Caixa. Criada em 1977, a Fundação é o terceiro maior fundo de pensão do País, com R$ 66 bilhões em ativos e 135 mil participantes, e tem a Caixa como única patrocinadora. A entidade é regida pela legislação específica do setor, por seu Estatuto, pelos regulamentos dos Planos de Benefícios e por atos de gestão.