O consumidor está menos confiante.  O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), recuou 1,2 ponto em janeiro, para 90,4 pontos.  A queda veio após subir 2 pontos na passagem de novembro para dezembro, informou nesta sexta-feira (24) a FGV.

“A confiança do consumidor caiu ligeiramente após subir 2 pontos no mês anterior. Há uma percepção de piora da situação financeira familiar principalmente para os consumidores com menor poder aquisitivo, que pode estar relacionada à pressão recente nos preços de alimentos”, disse  Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens.

Ainda em  janeiro, tanto as avaliações sobre o presente quanto às expectativas em relação aos próximos meses pioraram. 

Com a baixa de 1,4 ponto, o Índice de Expectativas (IE) caiu para 98,9 pontos e exerceu a maior influência para a queda do ICC no mês.

“Em relação ao futuro, houve redução do ímpeto de compras de duráveis, tendência que pode implicar num efeito redutor sobre o consumo nos próximos meses, caso se mantenha. Para que a confiança avance mais rapidamente, continua sendo necessária a aceleração da recuperação do mercado de trabalho e a redução da incerteza que ainda se mantém em níveis altos em termos históricos”, afirmou Viviane .