As unidades do CCBB em Brasília e no Rio de Janeiro também recebem a mostra. Elas acontecem de 04 de fevereiro a 01 de março e de 11 de março a 06 de abril, respectivamente.

Lumière Cineasta
Foto: reprodução

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo recebe a mostra Lumière Cineasta, de 15 de janeiro a 10 de fevereiro. Serão exibidos cerca de 190 filmes produzidos pela Societé Lumière entre 1895 e 1905. Os ingressos custam R$ 5,00.

A ideia da mostra é entremear os exemplares raros com a projeção de obras de outros cineastas, de momentos históricos distintos, a fim de promover uma investigação sobre o legado estético da produção dos irmãos Auguste e Louis Lumière.

Serão 19 sessões com recortes de ficções e documentários, além de filmes de vanguarda pouco vistos no Brasil. Dentre os temas abordados estão a cidade, a captação da natureza, o trabalho, o filme de viagem, o filme-retrato familiar e o registro da modernidade.

Cada sessão começa com um programa Lumière e depois se complementa com filmes de outros realizadores. Entre os cineastas que serão exibidos estão Jean Renoir, Jacques Tati, Dziga Vertov, Harun Farocki, Buster Keaton, Andy Warhol, Ernie Gehr, Jonas Mekas, Angela Ricci Lucchi, Yervant Gianikian, Vittorio De Sica, F.W. Murnau, Jean-Marie Straub e Danièlle Huillet.

Durante a mostra, serão ministradas por especialistas na obra de Lumière quatro aulas gratuitas. Elas acontecem nas quintas-feiras, às 19h.

Além do CCBB de São Paulo, as unidades de Brasília e do Rio de Janeiro também recebem a mostra. Elas acontecem de 04 de fevereiro a 01 de março e de 11 de março a 06 de abril, respectivamente.