Desastres Ambientais: Brasil 2019 é uma websérie com Suely Vaz, ex-presidente do IBAMA, que faz um balanço dos principais desastres ecológicos do ano. No quinto episódio, ela fala sobre o Cerrado e sua invisibilidade.

Cerrado: O bioma omitido

Historicamente, a Amazônia é o bioma brasileiro que mais recebe atenção. Sua grande complexidade e biodiversidade são temas das primeiras preocupações ambientais que surgiram por aqui. E as queimadas e o desmatamento desenfreado ocorridos no Norte do País reforçaram essa atenção.

Porém, o Brasil é grande, diverso e possui em seu território cinco grandes biomas de importância ambiental. No quinto capítulo da série Desastres Ambientais: Brasil 2019, Suely Vaz aborda o Cerrado, um bioma muitas vezes esquecido e desvalorizado.

Segundo dados do IBGE – apurados em 2004, o Cerrado abrange uma área estimada em 2.036.448 km². Sua biodiversidade ainda não foi estudada, mas é sabido que há frutas e alimentos com potencial econômico e uma questão hídrica que influencia o País inteiro.

Embora exista um Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado, Suely Vaz, que é ex-presidente do IBAMA, questiona a dotação orçamentária para isso e a verdadeira vontade política de fazê-lo prosperar.

Acompanhe!