Entrevistamos Nath Rodrigues, a criadora do canal “Finanças com a Nath”, cujo foco é a educação financeira para pessoas de baixa renda.

Nath fala de educação financeira para pessoas de baixa renda.
Foto de divulgação.

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, o problema da pobreza no Brasil é que “Ricos capitalizam. Pobres consomem tudo”. A afirmação foi dada recentemente, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Porém, sabemos que a questão “é mais embaixo”. Como pensar em investir, quando o que se ganha mal dá para passar o mês?

Atualmente, Nath Rodrigues ajuda pessoas de baixa renda a responder esse tipo de pergunta. Ela propõe investimentos cujos valores de aporte são baixos, com rendimento melhor do que os tradicionais. Além disso, dá dicas simples que podem ser acompanhadas pelo Twitter, Facebook e Youtube.

Veja a entrevista.

Reconta Aí: Como você começou sua trajetória profissional?

Nath Rodrigues: Comecei fazendo técnico em Administração junto com ensino médio. Antes de buscar estágio, que era obrigatório, eu comecei a vender Avon na escola para ter uma “grana”. Depois, no mesmo ano, fiquei procurando estágio na área de administração e consegui trabalhar na área de auditoria de um shopping em Caxias, Rio de Janeiro. Tinha 16 anos, estudava de manhã e trabalhava das 16h às 22h. Saía nesse horário, com grande perigo de ser assaltada. 

Como ter controle financeiro?
Reconta Aí: Falta educação financeira nas escolas? Como os estudantes poderiam se beneficiar dela?

Nath Rodrigues: Sim, infelizmente. Um boa notícia é que as escolas terão até 2020 para implementar educação financeira.  Além de ter uma consciência de consumo, as crianças teriam o hábito de poupar desde cedo. Assim, realizariam escolhas inteligentes na hora de investir e não ficar endividadas.

Posts do twitter de Nath sobre educação financeira.
Reconta Aí: Você se define uma educadora financeira para pessoas de baixa renda? O que levou a escolher esse público?

Nath Rodrigues: Sim. Via canais falando sobre educação financeira, mas de um jeito que não atende o que são as pessoas de baixa renda. Falavam fórmulas mágicas sobre como ficar rico, como se fosse algo fácil. Além disso, sempre culpabilizavam o pobre por tudo e quem vive a realidade, sabe que não é bem assim. 

Reconta Aí: Os gerentes de banco geralmente recomendam a poupança e títulos de capitalização para as pessoas que têm rendimentos menores. O que você acha desses investimentos? Quais você recomendaria?
 

Nath Rodrigues: Capitalização não é um investimento e a poupança também não, você perde dinheiro colocando sua grana ali. Os gerentes de banco querem apenas bater a meta estabelecida pela empresa. Busque estudar os investimentos como o Tesouro Direto, por exemplo. No meu canal “Finanças com a Nath” eu sempre explico sobre investimentos e deixo cursos gratuitos para você saber qual é o melhor investimento para sua realidade.

Reconta Aí: Gostaria de dar um recado final? 

Nath Rodrigues: Busque sempre estudar formas de controlar sua grana. Educação financeira é um hábito que deve ser cumprido, assim como você paga sua contas.
Além disso, a educação financeira afeta sua saúde mental. Busque sempre educadores que façam parte da sua realidade para não rolar frustrações.