O texto “Desenvolvimento econômico da América Latina e alguns de seus principais problemas” escrito pelo economista Raul Prebisch ficou conhecido como “Manifesto Latino-Americano”. Não é para menos. Ele lançou as bases institucionais da Comissão Econômica para a América Latina )CEPAL), além de fundar o pensamento teórico desenvolvimentista.

O Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) e a Fundação Perseu Abramo realizarão, nos dias 27 e 28 de agosto, debates sobre o desenvolvimento econômico da América Latina a partir dos seus mais importantes autores.

Raul Prebisch, criador do Manifesto Latino-Americano

O pano de fundo será o aniversário de 70 anos do Manifesto Latino-Americano, um texto que deu origem ao pensamento desenvolvimentista na América Latina, e influenciou autores de relevância internacional, como Celso Furtado.

O desenvolvimentismo é uma teoria econômica e social de suma importância, pois inaugura um novo marco teórico nas ciências sociais. A partir dele foi possível criar análises baseadas na História dos países do continente, sem precisar encaixá-las nas categorias e orientações dos sistemas europeus e norte-americanos de análise.

Temas como distribuição de renda, divisão internacional do trabalho e industrialização são centrais para o desenvolvimentismo enquanto ciência, e também enquanto teoria norteadora das práticas políticas.

Aos 70 anos o Manifesto Latino-Americano segue atual

Mesmo com todas as transformações pelas quais passou o capitalismo e a política nos países da América Latina, o continente ainda se mantém na condição de periferia.

Os esforços empreendidos pelos governos dos anos 2000 estão sendo suplantados pelo liberalismo econômico que retirou conquistas sociais importantes e recém-adquiridas pela população.

A leitura crítica dos clássicos pode apontar novos rumos? Esse é o desafio proposto pelo evento que ocorrerá em São Paulo e terá transmissão ao vivo pelas plataformas da Fundação Perseu Abramo no Facebook e Youtube.

Serviço

Data: 27 e 28 de agosto
Local: Nobile Downtown – Rua Araújo, 141, República, São Paulo (SP) – próximo à estação República do metrô
O evento é gratuito e não é necessário se cadastrar previamente.