O sustitutivo elaborado pelo deputado federal Samuel Moreira (PSDB/SP) foi aprovado em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados. Alguns congressistas da oposição mudaram de opinião na última hora.

Por 379 votos à 131 os deputados federais aprovaram a Reforma da Previdência em primeiro turno. O debate seguirá noite a dentro para a votação dos destaques, mas o Presidente da Câmara, deputado Federal Rodrigo Maia, realizou um discurso de comemoração na tribuna.

Chorando, Rodrigo Maia, comemorou o “momento histórico” da vitória do chamado Centrão, legendas partidárias cujas bandeiras ideológicas variam ao longo dos governos.

A despeito de todas as negociações que ainda estão ocorrendo para retirar categorias com forte lobby no Congresso, como policiais, o texto principal já carrega em seu bojo as principais mudanças.

O economista Sérgio Mendonça, ex-Dieese e atual coordenador do Reconta aí, fez uma análise falando sobre o achatamento do valor dos benefícios e o aumento do tempo de contribuição.