Reconta Aí Atualiza Aí Caixa 160 anos da Caixa – O papel social do maior Banco Público brasileiro

160 anos da Caixa – O papel social do maior Banco Público brasileiro

160

A Caixa foi fundada em 12 de janeiro de 1861, por Dom Pedro II. De lá pra cá, o Banco Público se tornou o principal aliado dos brasileiros. São 160 anos levando serviços bancários a todos os municípios do País e desempenhando um importante papel social.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

De acordo com o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sérgio Takemoto, a Caixa é o banco onde as pessoas depositam os seus sonhos e a expectativa de ter uma vida melhor.

“A Caixa tem sido imprescindível na vida da população mais carente, pois ela participa de todas as políticas sociais e de combate à desigualdade social”, explica Takemoto.

O Banco Público está historicamente ligado à gestão de programas sociais. Para os trabalhadores, ele cuida do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Quem é estudante e não tem condição de pagar o ensino superior, é a Caixa que faz a gestão do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Quem perde o emprego, recebe o seguro-desemprego pela Caixa. E para os brasileiros que sonham com a casa própria, o Banco Público, como maior financiador habitacional do País, ajuda nesta missão. Inclusive, foi gestor do programa Minha Casa Minha Vida.

Leia também:
“DNA da Caixa é atender os mais necessitados”, diz presidente da Fenae

Recentemente, a Caixa foi fundamental no atendimento aos brasileiros durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. O Banco Público foi o agente pagador do auxílio emergencial para mais de 67,9 milhões de brasileiros. Além disso, disponibilizou na conta de mais de 60 milhões de brasileiros o FGTS Emergencial.

Para esses dois pagamentos, a Caixa abriu uma conta poupança social digital para cada brasileiro receber os pagamentos. Milhares de pessoas tiveram, pela primeira vez, acesso a uma conta bancária. Usando o aplicativo Caixa Tem, era possível pagar boletos, transferir o dinheiro, ter acesso a um cartão de débito virtual e até pagar compras em estabelecimentos com um sistema QR Code.

Nesses 160 anos, muita coisa aconteceu. A trajetória não foi nada fácil, mas a Caixa sempre esteve ao lado do povo brasileiro em todos os momentos. E agora, mais do que nunca, é o momento da população lutar por uma Caixa 100% Pública.

Marco Antônio Zanardi – diretor-presidente da APCEF/SC
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial