O economista Sérgio Mendonça, coordenador do Reconta Aí, fez um balanço de como a economia do Brasil está. Segundo ele, o Brasil queimou o capital neste início de governo e está piorando a confiança de consumidores e empresários, gerando incertezas e um baixo de crescimento do país.

Estamos em média 9% mais pobres que em 2014

Há quatro anos o Brasil já está com um sério problema econômico e de desemprego. Já são 13 milhões de desempregados e o país não está crescendo e nem gerando trabalho, explica Sérgio:

Política econômica Anticíclica

Austeridade expansionista? O que é isso? Na economia, austeridade significa ter um maior rigor e controle de gastos para procurar um equilíbrio econômico quando um país está com alto déficit e não consegue mais sustentar. Tudo isso server para criar um clima de confiança na população e nas empresas e retomar o crescimento via empresas privadas. Mas isso não está acontecendo. Entenda:

Sem o investimento público não vamos sair dessa recessão, o estado precisa entrar dando um apoio e tomando a iniciativa, que no caso dos Bancos Públicos é ofertando os créditos. Após a crise mundial de 2008 o Brasil fez isso, mas agora não está mais fazendo.

Reforma Trabalhista e o Desemprego

Afinal, baratear a mão de obra do trabalhador gera mais emprego? E isso é bom para o país? Não parece a melhor solução…

Estado indutor para a economia

Estamos em uma cultura que parece bonito dizer que tudo que é público é ruim e corrupto, porém, é o estado que equilibra a economia. A Caixa, por exemplo, faz com que a maioria dos programas sociais cheguem a população. Sem ela, seria muito improvável que essas políticas públicas chegassem nos locais mais distantes.

Teste do Pudim

Na economia, o teste do pudim é a Reforma da Previdência. Depois que que for feita vamos ver se ela realmente vai “curar” tudo o que promete ou se vai ser como a Reforma Trabalhista, que só trouxe prejuízo ao trabalhador e desemprego.